top of page

Florianópolis

De 18 a 21 de dezembro de 2017.

Entre os dias 18 e 21 de dezembro de 2017, Florianópolis recebeu uma comitiva de pesquisadores, empresários e integrantes do governo italiano para o UDESC-UNIBO Joint Lab on Big Data for Industry 4.0, evento que promoverá parcerias entre empresas brasileiras e italianas, bem como a mobilidade acadêmica em pesquisas da área tecnológica. Além disso, a ideia é criar também um laboratório voltado a estudos da indústria 4.0 com a participação de universidades e empresas brasileiras e europeias.

Promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), por meio de seu programa de internacionalização com a Universidade de Bologna (UNIBO), na Itália, o evento teve ainda a participação das seguintes entidades e empresas catarinenses: UFSC, FAPESC, CERTI, ACATE, SOFTPLAN, Neoway e Sapiens Parque.

A programação contou com visitas técnicas da comitiva italiana às empresas e entidades catarinenses de base tecnológica, que são exemplo de inovação em diversos setores. Além disso, no dia 19 de dezembro, ocorreram um workshop e face-to-face meetings, abertos aos interessados, na sede da FAPESC, que fica no Parque Tecnológico ALFA, no bairro João Paulo.

Comitiva italiana

Antonio Corradi

Professor titular de engenharia da computação na Universidade de Bologna e responsável pelos projetos de cooperação internacional com a América do Sul no Departamento de Relações Internacionais da mesma universidade. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Bolonha e pós-graduação em Engenharia Elétrica pela Cornell University, de Ithaca, New York, o professor conduz pesquisas em sistemas e soluções distribuídos e paralelos, middleware para computação disseminada e heterogênea, suporte de infraestrutura para serviços multimodais sensíveis ao contexto, gerenciamento de rede e plataformas mobile.

antonio.corradi@unibo.it

Lucia Mazzoni

Chefe de Inovação em Serviços da Aster, instituição responsável pela inovação e compartilhamento de tecnologias entre empresas e universidades da região da Emília-Romana. Obteve seu diploma em Física em 1991 pela Universidade de Bolonha e é especialista em projetos regionais e da União Europeia. As suas qualificações principais são: planejamento e gestão de projetos, exploração de resultados de pesquisas, ferramentas e métodos para promover a inovação na indústria (PME), principalmente por meio das TIC; transferência de tecnologia, promoção da pesquisa industrial como ferramenta de inovação.

lucia.mazzoni@aster.it

Luca Foschini

Luca Foschini é professor no Departamento de Engenharia e Ciências da Computação na Universidade de Bologna e Pesquisador Visitantes Especial na UDESC, no projeto "Tecnologias inovadoras na gestão participativa de cidades inteligentes". Graduado em Engenharia da Computação pela Universidade de Bolonha e pós-graudado em Computação também pela UNIBO. Entre os seus interesses de estudos estão sistemas distribuídos e soluções para gerenciamento de serviços, computação em nuvem, plataformas de distribuição de dados para Smart Cities e serviços mobile, como  crowdsensing e crowdsourcing.

luca.foschini@unibo.it

Giovanni Grazia

Giovanni Grazia é funcionário da província da Emília-Romana, na Itália. Atualmente, Grazia está à frente da Agenda Digital Emília-Romana (ADER). Trata-se de um programa envolvendo o governo, terceiro setor, iniciativa privada, universidades e centros de pesquisa, com o objetivo de desenvolver o território da Emília-Romana no que se refere às TICs. O projeto estabelece uma série e ações para que a Emília-Romana seja 100% digital até 2015. É um “pacto pela inovação” envolvendo os diferentes setores da sociedade para promover os direitos da cidadania digital.

ggrazia@regione.emilia-romagna.it

Claudio Bergamini

Claudio Bergamini é fundador da Imola Informática, empresa de consultoria localizada na Itália e focada no mundo das tecnologias, que acompanha os desafios enfrentados pelas empresas com as mudanças introduzidas pelas novas tecnologias. A Imola Informática é responsável por desenhar novas arquiteturas de negócios no cenário digital, além de propor novas formas de governança, integração e processos, gerenciamento de segurança de dados, gestão de conhecimento e gerenciamento de projetos. Bergamini também participou dos projetos FP6 e FP7, da UE.

cbergamini@imolinfo.it

O workshop em Florianópolis

parceiros

bottom of page