top of page

Florianópolis

De 18 a 21 de dezembro de 2017.

Entre os dias 18 e 21 de dezembro de 2017, Florianópolis recebeu uma comitiva de pesquisadores, empresários e integrantes do governo italiano para o UDESC-UNIBO Joint Lab on Big Data for Industry 4.0, evento que promoverá parcerias entre empresas brasileiras e italianas, bem como a mobilidade acadêmica em pesquisas da área tecnológica. Além disso, a ideia é criar também um laboratório voltado a estudos da indústria 4.0 com a participação de universidades e empresas brasileiras e europeias.

​

Promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), por meio de seu programa de internacionalização com a Universidade de Bologna (UNIBO), na Itália, o evento teve ainda a participação das seguintes entidades e empresas catarinenses: UFSC, FAPESC, CERTI, ACATE, SOFTPLAN, Neoway e Sapiens Parque.

​

A programação contou com visitas técnicas da comitiva italiana às empresas e entidades catarinenses de base tecnológica, que são exemplo de inovação em diversos setores. Além disso, no dia 19 de dezembro, ocorreram um workshop e face-to-face meetings, abertos aos interessados, na sede da FAPESC, que fica no Parque Tecnológico ALFA, no bairro João Paulo.

Comitiva italiana

Antonio Corradi
​

Professor titular de engenharia da computação na Universidade de Bologna e responsável pelos projetos de cooperação internacional com a América do Sul no Departamento de Relações Internacionais da mesma universidade. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Bolonha e pós-graduação em Engenharia Elétrica pela Cornell University, de Ithaca, New York, o professor conduz pesquisas em sistemas e soluções distribuídos e paralelos, middleware para computação disseminada e heterogênea, suporte de infraestrutura para serviços multimodais sensíveis ao contexto, gerenciamento de rede e plataformas mobile.

​

antonio.corradi@unibo.it

Lucia Mazzoni
​

Chefe de Inovação em Serviços da Aster, instituição responsável pela inovação e compartilhamento de tecnologias entre empresas e universidades da região da Emília-Romana. Obteve seu diploma em Física em 1991 pela Universidade de Bolonha e é especialista em projetos regionais e da União Europeia. As suas qualificações principais são: planejamento e gestão de projetos, exploração de resultados de pesquisas, ferramentas e métodos para promover a inovação na indústria (PME), principalmente por meio das TIC; transferência de tecnologia, promoção da pesquisa industrial como ferramenta de inovação.

​

lucia.mazzoni@aster.it

Luca Foschini
​

Luca Foschini é professor no Departamento de Engenharia e Ciências da Computação na Universidade de Bologna e Pesquisador Visitantes Especial na UDESC, no projeto "Tecnologias inovadoras na gestão participativa de cidades inteligentes". Graduado em Engenharia da Computação pela Universidade de Bolonha e pós-graudado em Computação também pela UNIBO. Entre os seus interesses de estudos estão sistemas distribuídos e soluções para gerenciamento de serviços, computação em nuvem, plataformas de distribuição de dados para Smart Cities e serviços mobile, como  crowdsensing e crowdsourcing.

​

luca.foschini@unibo.it

Giovanni Grazia
​

Giovanni Grazia é funcionário da província da Emília-Romana, na Itália. Atualmente, Grazia está à frente da Agenda Digital Emília-Romana (ADER). Trata-se de um programa envolvendo o governo, terceiro setor, iniciativa privada, universidades e centros de pesquisa, com o objetivo de desenvolver o território da Emília-Romana no que se refere às TICs. O projeto estabelece uma série e ações para que a Emília-Romana seja 100% digital até 2015. É um “pacto pela inovação” envolvendo os diferentes setores da sociedade para promover os direitos da cidadania digital.

​

ggrazia@regione.emilia-romagna.it

Claudio Bergamini
​

Claudio Bergamini é fundador da Imola Informática, empresa de consultoria localizada na Itália e focada no mundo das tecnologias, que acompanha os desafios enfrentados pelas empresas com as mudanças introduzidas pelas novas tecnologias. A Imola Informática é responsável por desenhar novas arquiteturas de negócios no cenário digital, além de propor novas formas de governança, integração e processos, gerenciamento de segurança de dados, gestão de conhecimento e gerenciamento de projetos. Bergamini também participou dos projetos FP6 e FP7, da UE.

​

cbergamini@imolinfo.it

O workshop em Florianópolis

parceiros

bottom of page