Missão
O UDESC-UNIBO Joint Lab on Big Data for Industry 4.0 tem, por missão, produzir, sistematizar, socializar e aplicar o conhecimento sobre big data para a indústria 4.0 de modo a contribuir para o desenvolvimento social, econômico e intelectual dos integrantes do joint laboratory.
Objetivos
Objetivos acadêmicos
-
promover novas iniciativas de ensino e aprendizagem em contextos multidisciplinares envolvendo as realidades empresariais dos diferentes países parceiros;
-
estudar novos modelos técnicos e jurídicos para licenciar/patentear produtos e serviços resultantes do esforço conjunto do Joint Lab;
-
criação conjunta de protótipos para Technology Readiness Level (TRL) e testes em ambientes industriais;
-
desenvolvimento de plataformas open-source;
-
envolvimento de estudantes e pesquisadores no Joint Lab;
-
iniciar o projeto de pesquisa “Performance Measurement and Big Data Analytics”, junto ao Programa Escola de Altos Estudos, da CAPES.
Objetivos empresariais
-
implementar novos modelos de transferência e de gestão de conhecimento, bem como de gestão e transferência de tecnologia;
-
implementar modelo de atualização contínua de processos internos e de relacionamento com o mercado;
-
ampliar e melhorar as iniciativas já existentes de comunicação e divulgação relacionadas a big data;
-
facilitar o diálogo entre técnicos, empreendedores e pesquisadores para o funcionamento do Joint Lab;
-
digitalizar processos e estruturar os bancos de dados com vistas ao sensoriamento dos produtos;
-
promover a interoperabilidade entre máquinas, dispositivos, sensores e pessoas;
-
buscar eficiência energética para garantir a sustentabilidade das operações;
-
promover a convergência de aplicativos;
-
adotar a representação virtual do mundo físico para enriquecer os modelos de plantas digitais. Entre outras ações.
o que é um JOINT LAB e a INDÚSTRIA 4.0
Um Joint Lab é um conjunto de laboratórios de pesquisa e empresas que trabalham de forma integrada em um roteiro científico e tecnológico em determinada área. No caso de Florianópolis, o UDESC-UNIBO Joint Lab on Big Data for Industry 4.0, atuará na indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, como também é conhecida.
Trata-se de um conceito criado em 2012, na Alemanha, que engloba tecnologias de automação, sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem. É a área responsável por pensar em como funcionarão as empresas inteligentes num futuro próximo. Na Europa, esse conceito é bem conhecido no meio acadêmico e empresarial. Entre os países membros, há uma série de acordos de cooperação para o desenvolvimento e padronização das tecnologias, de forma a facilitar um mercado digital único e seguro.
No Brasil, o tema começa a ganhar espaço em uma realidade bastante diversificada porque as empresas operam em níveis diferentes de tecnologia. Quem pensa em expandir seus negócios e também suas pesquisas acadêmicas deve, no entanto, dedicar um tempo para conhecer o conceito e a realidade de países como a Itália.
A iniciativa atual e inovadora da UDESC e da UNIBO em criar um Joint Lab focado na indústria 4.0 é fruto do programa de internacionalização da UDESC e contará com operações em Florianópolis e em países da União Europeia, já parceiros da UNIBO. O Joint Lab é um espaço idealizado para promover a conexão entre empresas, pesquisadores e professores.
Durante o evento, em Florianópolis, serão discutidas as áreas de trabalho e a formalização do laboratório. As atividades propostas englobam o desenvolvimento e gestão de projetos estratégicos, promoção de ações voltadas à criatividade e co-criação, serviços de consultoria, softlanding para startups brasileiras na Europa e vice-versa, articulação de projetos de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado e intercâmbio entre professores, pesquisadores e empreendedores.